Benefícios da utilização do Framework Laravel

  1. Introdução
  2. Laravel
  3. Principais Benefícios
    3.1. Alta Segurança
    3.2. Alta Performance
    3.3. Autenticação Confiável
    3.4. Blade Templating
    3.5. Migração de Banco de Dados
  4. Conclusão
  5. Certificação Laravel

Introdução

O desenvolvimento de aplicações web personalizadas, sejam monolíticas ou integradas através de APIs ou serviços, é uma necessidade real no quotidiano das organizações nos dias de hoje.

O aumento das necessidades de integração e da variedade de plataformas padrões web, ou proprietárias, tem como consequência novos requisitos de software. Há uma infinidade de ideias que se podem transformar num software, com um objetivo em comum: automatizar e facilitar tarefas.

Nesse sentido, é crucial eleger um framework que atenda todas as possibilidades de desenvolvimento no lado do servidor, que seja ágil, flexível, confiável e escalável.

Laravel

Laravel é um framework de desenvolvimento para PHP (Hypertext Processor), open source (software de código aberto), que tem como principal objetivo permitir a execução rápida, estruturada e eficaz com foco no desenvolvimento das regras de negócio, e não na arquitetura e configurações.

O que diferencia o Laravel de outros frameworks, nomeadamente o Zend Framework2, CodeIgniter, Symfony, CakePHP e Phalcon, é a possibilidade de trabalhar com diversas componentes na criação de aplicações altamente flexíveis e personalizadas. Devido à simplicidade, à sintaxe e ao acesso a um elevado volume de documentação (disponível em comunidades abertas), o Laravel tornou-se numa das maiores apostas do mercado tecnológico atual.

Principais Benefícios

Alta Segurança

Um dos principais benefícios do Laravel é o desenvolvimento de aplicações web com recursos de segurança avançados que, não só impedem que atividades de malware ou ameaças à segurança se desenvolvam, como garantem a segurança e a inacessibilidade ao código de desenvolvimento.

O Laravel evita que os sistemas web sejam afetados por injeções ocultas de SQL destinadas a tornar os websites inseguros.

Alta Performance

O Laravel tem como foco principal a performance e, nesse sentido, possibilita um trabalho estruturado e rápido. Muitos consideram o Laravel como o framework n.º 1 no desenvolvimento de aplicações web com alto desempenho e escalabilidade.

Esta tecnologia aprimora os recursos das aplicações web para garantir um alto desempenho mesmo quando algumas funcionalidades afetam a performance.

É possível integrar ferramentas como o sistema Memcached e Redis dentro da estrutura para desenvolver as aplicações web facilmente e aumentar o seu desempenho.

Autenticação Confiável

O Laravel é uma tecnologia de desenvolvimento que permite tornar as funcionalidades das aplicações web mais rápidas e funcionais. Um desses exemplos é a autenticação, pois, o Laravel possuí funções para a autenticação de utilizadores, gestão de sessão, cache, além de outras funcionalidades altamente modernas no mercado atual.

Blade Templating

Os Templates Blade são um recurso cujos benefícios são incontáveis, pois o mecanismo de templates do Laravel permite utilizar modelos de código predefinidos para agilizar o desenvolvimento de aplicações web e não restringe a criação de códigos próprios, o que torna a escrita de código de front-end mais fácil, assim como permite a reutilização de código.

Migração de Banco de Dados

Outro benefício do framework Laravel é a migração do banco de dados, pois facilita a partilha de dados entre todos os ativos do projeto, permite desfazer alterações e, assim, torna o desenvolvimento muito mais fácil e promove o trabalho em equipa.

O emparelhamento de Migração também garante uma melhor manutenção do banco de dados, sem que seja necessário recriá-lo. Esta funcionalidade economiza muito tempo no desenvolvimento de aplicações da web.

Conclusão

As vantagens e benefícios do framework Laravel, no contexto de desenvolvimento de aplicações web, são significativas, como é possível constatar nos tópicos supramencionados. O Laravel permite aumentar a velocidade no desenvolvimento, na entrega de projetos e reduzir os custos de desenvolvimento e manutenção.

Certificação Laravel

A Business Unit de Digital Transformation da PDMFC obteve a Certificação Laravel, tornando a empresa na primeira organização Ibérica certificada por esta entidade.

👉 Modernize as suas aplicações web de forma rápida e eficaz com foco no desenvolvimento das regras de negócioe não na arquitetura e configurações.